Nessa resenha, será apresentado o método de negociação de
Harvard, do livro Como Chegar ao Sim, de Roger Fisher, William Ury e Bruce
Patton. Esse é apenas um dos vários métodos existentes, uma vez que não se pode
aplicar o mesmo método para todas as negociações. Cada negociação é uma
negociação, ou seja, não há uma receita pronta para negociar. Ela deve ser
conduzida conforme o momento, o objetivo, as possibilidades; enfim, cada
negociação é única. Mas, aqui não se está banalizando as fórmulas mas sim
trazendo-as em um patamar diferente. Um bom negociador tem sim fórmulas, mas
elas servem apenas como base para as negociações.
O livro Como Chegar ao Sim traz como base para qualquer
negociação três critérios, quais sejam: 1° Se houver possibilidade de acordo,
deve-se produzi-lo de forma sensata; 2° A negociação deve ser eficiente; 3° A
negociação deve aprimorar ou, pelo menos, não prejudicar o relacionamento entre
as partes.
Tais critérios observados, podemos partir para os quatro
pontos fundamentais do método de negociação de Harvard.
O primeiro ponto a ser observado é a necessidade de separar
as pessoas do problema, uma vez que deve-se ser afável, ou seja, acolhedor com
as pessoas e áspero com o problema, a fim de solucioná-lo.
O segundo ponto a ser analisado é o interesse das partes e
não suas posições. Por tanto, a concentração deve estar em explorar os
interesses, evitando, assim, ser influenciado por uma posição ou outra.
O terceiro ponto fundamental é a criação de possibilidades,
para que, ao final, decida-se qual delas é a melhor.
O quarto e último ponto são os critérios. É importante que o
resultado tenha por base algum padrão objetivo. Por tanto, deve-se ceder aos
princípios e não à pressão.
O método de Harvard possui três etapas. A primeira é a etapa
de análise, onde diagnostica-se a situação e colhe-se informações,
organizando-as e ponderando-as, identificando, assim, quaisquer critérios já
sugeridos como base para um acordo. A segunda é a etapa de planejamento onde
deve-se observar os quatro elementos fundamentais do método de Harvard, já
citados. Gerando, novamente, ideias e tomando decisões sobre o que fazer. Para
isso, pode-se utilizar três perguntas, quais sejam: ‘1° De que modo lidar com
os problemas das pessoas? 2° Quais os interesses mais importantes? 3° Quais
objetivos são realistas?’. Com isso, deve-se obter opções adicionais e
critérios diferenciais para poder decidir entre eles. A terceira é a etapa de
discussão, na qual as partes comunicam-se entre si em busca de um acordo. Cada
parte deve compreender os interesses do outro. Elas devem gerar opções
mutuamente vantajosas e procurar concordar quando houver padrões e objetivos
para conciliar interesses opostos.
Observando os critérios e os pontos fundamentais desse
método de negociação, podemos perceber que ele pode ser usado em várias
situações do nosso cotidiano. Como dito anteriormente, não é uma fórmula
negocial, mas sim uma base. Os critérios fundamentais são os pilares da
negociação, por isso, observá-los atentamente é muito importante para uma
negociação de sucesso.
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